(Português do Brasil) Estudo com três autores do PPG Ecologia sobre resiliência da Floresta Amazônica vira capa da Nature

16/02/2024 16:40

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese and European Spanish. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Uma abordagem inédita e holística sobre a resiliência da Floresta Amazônica desenvolvida por uma equipe de cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras instituições é destaque na revista Nature, um dos periódicos científicos mais relevantes do mundo. A pesquisa faz uma revisão de dados completa e traça cenários a partir do mapeamento de cinco elementos de stress que afetam a região: o aquecimento global, a chuva anual, a intensidade da sazonalidade das chuvas, a duração da estação seca e o desmatamento acumulado. Além disso, aponta caminhos possíveis para uma mudança de cenário que possa evitar o colapso. A estimativa é de que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% da Amazônia possam chegar a um ponto de não retorno, com transições inesperadas na paisagem.

A pesquisa é liderada pelo cientista Bernardo Monteiro Flores, que faz pós-doutorado em Ecologia na UFSC, com supervisão da professora Marina Hirota, coautora do estudo. Além deles, Catarina Jakovac, do Departamento de Fitotecnia, e Carolina Levis, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, também assinam o artigo, que conta com a autoria de cientistas renomados, incluindo um dos especialistas brasileiro em climatologia mais citados no mundo, Carlos Nobre.

O texto acima foi reproduzido a partir da notícia completa, publicada no site da UFSC e escrito por Amanda Miranda, jornalista da Agecom/UFSC. A notícia completa pode ser lida no link abaixo:

https://noticias.ufsc.br/2024/02/estudo-da-ufsc-na-nature-traz-de-forma-inedita-os-limites-para-se-evitar-colapso-na-amazonia/

O artigo pode ser acessado em https://doi.org/10.1038/s41586-023-06970-0