(Português do Brasil) Prorrogação

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil y Inglés Estadounidense. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Sobre a documentação necessária

O estágio pós-doutoral terá duração de no mínimo três e de no máximo doze meses. Após este período, o estágio pós-doutoral poderá ser prorrogado a critério do colegiado delegado do Programa e mediante parecer do(a) supervisor(a). Para tanto, o(a) pós-doutorando(a) deve providenciar a seguinte documentação:

  1. Relatório das atividades realizadas, assinado pelo(a) pós-doutorando(a) e pelo(a) supervisor(a);
  2. Parecer circunstanciado do supervisor sobre o desempenho do(a) pós-doutorando(a);
  3. Plano de trabalho para o período de prorrogação assinado pelo(a) pós-doutorando(a) e pelo(a) supervisor(a), contendo:
    • O cronograma de execução com a carga horária semanal do estágio e a data de início e de término da prorrogação no formato XX/XX/XXXX.
    • Projeto de pesquisa, que deverá ser o mesmo apresentado no pedido de matrícula (se for um novo projeto de pesquisa, ver as orientações mais abaixo).
    • Atividades desenvolvidas de modo remoto, se houver, com observância do disposto no art. 7º, §§ 2º e 3º da Resolução Normativa de Estágio Pós-Doutoral da UFSC)
  4. Declaração de ciência de que as atividades realizadas não geram vínculo empregatício.
    • Há um modelo da declaração disponível neste link.

** Caso o candidato não tenha apresentado o diploma de doutorado na matrícula, deverá encaminhá-lo junto com a documentação para a prorrogação.

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br

 

Sobre o Plano de Trabalho

Pós-doutorandos(as) no Programa de Pós-Graduação em Ecologia devem apresentar contribuições a pelo menos três das atividades listadas abaixo, e que devem ser informadas no Plano de Trabalho:

  1. disciplina “Ecologia de Campo”;
  2. oferta de disciplinas em “tópicos especiais”;
  3. participação na disciplina “Seminários”, para apresentação dos respectivos projetos de pesquisa;
  4. participação na SAPECO;
  5. participação no Curso de Inverno; e
  6. participação em bancas examinadoras de qualificação e de defesa de trabalhos de conclusão.

Novo projeto de pesquisa

Caso o plano de trabalho para o período de prorrogação seja referente a um novo projeto de pesquisa, será necessário primeiro solicitar a finalização do atual estágio pós-doutoral, entregando-se a documentação necessária, caso o pós-doutorando queira receber o certificado, para, só então, solicitar uma nova matrícula com o novo projeto.

Em casos justificáveis, poderá ser mantida a mesma matrícula e o mesmo número de processo. Entretanto:

  1. não é possível alterar linha de pesquisa;
  2. o sistema só permitirá a emissão de um único certificado, contemplando todo o período do Estágio e, constando apenas o último supervisor.
  3. deverão ser observadas as seguintes particularidades:
    • No parecer circunstanciado do(a) supervisor(a) deverá ser informada a mudança de projeto.
    • Caso haja alteração de supervisor(a), ao invés do parecer circunstanciado do(a) supervisor(a) anterior, deverá ser encaminhada a carta de aceitação do novo(a) supervisor(a).
    • O novo projeto de pesquisa deverá ser registrado no SIGPEX, observando-se o disposto no Art. 13 da Resolução Normativa.

 

Sobre o período de solicitação da prorrogação

Solicitar as prorrogações preferencialmente em tempo de serem analisadas pelo colegiado delegado do programa, evitando o envio durante períodos de recesso escolar e em que se dão as férias da maioria dos docentes. Por exemplo, se a duração do vínculo se encerra em 31/12, enviar o pedido de prorrogação ainda em novembro para apreciação na reunião do colegiado do início de dezembro.