Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Ecologia

O Doutorado e o Mestrado em Ecologia visam qualificar discentes a desenvolver estudos de natureza científica com pleno domínio conceitual, instrumental e dos métodos aplicados na Área de Concentração em Ecologia. O projeto pedagógico do PPG Ecologia visa, assim, a formação de recursos humanos por meio de trabalhos de investigação e de ensino qualificando profissionais para a atuação na docência em Ecologia no nível superior, na pesquisa e como profissional especializado em Ecologia.

Linhas de pesquisa

Atualmente o PPG Ecologia está organizado em quatro linhas de pesquisa:

  • Ecologia de Organismos e Populações
  • Ecologia de Comunidades e Ecossistemas
  • Ecologia Evolutiva, Macroecologia e Biogeografia
  • Manejo, conservação e dimensões humanas da  biodiversidade

Cada uma das linhas está descrita abaixo, onde são apresentados os principais tópicos de pesquisa, disciplinas e docentes envolvidos.

Ecologia de Organismos e Populações

A linha de pesquisa em Ecologia de Organismos e Populações de ambientes terrestres e aquáticos explora processos ecológicos e evolutivos que moldam a dinâmica, a distribuição e as interações de indivíduos e populações ao ambiente, em diferentes escalas temporais e espaciais. Com enfoque interdisciplinar, busca compreender como fatores abióticos e bióticos, como interações ecológicas e comportamentais, modulam a ecologia do indivíduo e a trajetória evolutiva de diferentes populações. Os estudos desta linha incluem abordagens teóricas e experimentais, integrando ferramentas como modelagem matemática e estatística, simulação, genética populacional, ecologia comportamental, técnicas de monitoramento de longo prazo, análise de redes ecológicas, entre outras. Esta linha abrange tópicos como: 

  1. Dinâmica populacional e estratégias de história de vida. 
  2. Padrões de distribuição geográfica e uso do habitat. 
  3. Respostas adaptativas a mudanças ambientais e climáticas. 
  4. Interações ecológicas e comportamentais entre indivíduos e espécies (por exemplo, competição, predação, mutualismo, cooperação). 
  5. Impactos de atividades humanas em histórias de vida, dinâmicas populacionais e ecossistemas.  

Dentro desta linha, assumimos que compreender a ecologia de organismos e populações é essencial para embasar estratégias de conservação. Assim, valorizamos estudos que orientem estratégias de manejo sustentável e mitigação de impactos, promovendo a tradução da teoria ecológica para a aplicada.

Disciplinas

  1. Ecologia de populações [obrigatória]
  2. Ecologia Comportamental [eletiva]
  3. Mamíferos Marinhos: métodos e aplicações [eletiva]
  4. Da sistemática à ecologia de cefalópodes [eletiva]

Corpo Docente

Docentes cuja linha principal de atuação é a linha de Ecologia de Organismos e Populações:

  1. Fábio Gonçalves Daura Jorge
  2. Marta Jussara
  3. Paulo César Simões Lopes
  4. Renato Freitas
  5. Selvino Neckel
  6. Tatiana Leite

Docentes que atuam na linha de Ecologia de Organismos e Populações de forma secundária:

  1. Andrea Freire
  2. Bruno Figueiredo
  3. Cristiano de Campos Nogueira
  4. Eduardo Luís Hettwer Giehl
  5. Guilherme Brito
  6. Luiz Pinho
  7. Malva Isabel Medina Hernández
  8. Marina Hirota
  9. Michele de Sá Dechoum
  10. Nivaldo Peroni
  11. Paulo Garcia

Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

A linha de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas enfatiza a organização de comunidades e a estrutura e funcionamento de ecossistemas. Mais especificamente, na abordagem de comunidades, os estudos incluem os padrões e processos que afetam a distribuição de espécies e a diversidade, por influência de fatores abióticos e bióticos no espaço e no tempo. Na abordagem de ecossistemas, os estudos enfatizam os fluxos de energia e os ciclos biogeoquímicos, assim como a estabilidade e a complexidade de ecossistemas. Esta linha abrange tópicos como: 

  1. Nicho e dispersão dentro da dinâmica de metacomunidades.
  2. Resposta taxonômica e funcional de comunidades a distúrbios naturais e antropogênicos.
  3. Influência das interações interespecíficas para a montagem de comunidades. 
  4. Mudanças climáticas e resiliência de ecossistemas terrestres.
  5. Ecologia de ecossistemas aquáticos continentais, marinhos e terrestres.
  6. Impactos humanos e resiliência.
  7. Ecologia de bacias hidrográficas urbanas.
  8. Diversidade funcional e funcionamento ecossistêmico. 

Disciplinas

  1. Ecologia de comunidades e ecossistemas [obrigatória]
  2. Climatologia e mudanças climáticas [eletiva]
  3. Plâncton e processos oceanográficos [eletiva]

Corpo docente

Docentes cuja linha principal de atuação é a linha de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas:

  1. Andrea Santarosa Freire
  2. Bruno Renaly Souza Figueiredo
  3. Eduardo Luís Hettwer Giehl
  4. Fernando Joner
  5. Júlia Carina Niemeyer
  6. Malva Isabel Medina Hernández
  7. Marina Hirota
  8. Mauricio Mello Petrucio
  9. Nei Kavaguichi Leite
  10. Paulo Roberto Pagliosa

Docentes que atuam na linha de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas de forma secundária

  1. Marta Jussara Cremer
  2. Michele de Sá Dechoum
  3. Paulo Antunes Horta Junior
  4. Sergio R. Floeter

Ecologia Evolutiva, Macroecologia e Biogeografia

Esta linha visa investigar a composição, gênese e distribuição da biodiversidade a partir de uma abordagem integrativa e multidisciplinar (incorporando fatores bióticos, abióticos, ecológicos e históricos) em escalas espaço-temporais amplas. Com isso, usando ferramentas macroecológicas, biogeográficas, evolutivas e filogenéticas, buscamos documentar, compreender e gerar sínteses de padrões complexos da biodiversidade. Esta linha de pesquisa permite discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos tanto em avanços  teóricos, em contexto evolutivo, como em questões aplicadas, fornecendo subsídios científicos cruciais ao desenvolvimento de políticas públicas bem embasadas e fundamentais à conservação da megadiversidade Neotropical (incluindo estratégias de combate à extinção de espécies, detecção de regiões, espécies, biotas e linhagens prioritárias à conservação, mitigação de mudanças climáticas, promoção da saúde ambiental, dentre outras). Esta linha abrange tópicos como: 

  1. Gradiente latitudinal e altitudinal de diversidade
  2. Macrocomportamento
  3. Macroecologia de comunidades
  4. Biogeografia Histórica
  5. Filogenia e filogeografia comparativa
  6. Evolução dos atributos de história de vida
  7. Padrões e processos determinantes de endemismo e regionalização das biotas 
  8. Biogeografia da Conservação: hostpots de endemismo, riqueza e ameaça
  9. Distribuição de padrões de diversidade funcional, taxonômica e filogenética
  10. Extinções, risco de extinção e crise da biodiversidade

Disciplinas

  1. Biogeografia, Macroecologia e Evolução [eletiva, altamente recomendada]
  2. Análises em Biogeografia e Conservação  [eletiva]
  3. Ecologia, Evolução e Conservação de Peixes Recifais [eletiva]

Corpo docente

Docentes cuja linha principal de atuação é a linha de Ecologia Evolutiva, Macroecologia e Biogeografia:

  1. Cristiano de Campos Nogueira
  2. Guilherme Renzo Rocha Brito
  3. Luiz Carlos de Pinho
  4. Paulo Christiano de Anchietta Garcia
  5. Sergio R. Floeter

Docentes que atuam na linha de Ecologia Evolutiva, Macroecologia e Biogeografia de forma secundária:

  1. Carolina Levis
  2. Eduardo Luís Hettwer Giehl
  3. Marina Hirota
  4. Nivaldo Peroni
  5. Paulo Antunes Horta Junior
  6. Paulo César Simões-Lopes 
  7. Paulo Roberto Pagliosa Alves
  8. Renato Hajenius Aché De Freitas
  9. Tatiana Silva Leite

Manejo, conservação e dimensões humanas da  biodiversidade

[Antes Ecologia Humana, Manejo e Conservação da Biodiversidade.]

A conservação biológica é um tema central para compreensão das relações das atividades humanas com as espécies, populações, comunidades e ecossistemas, para superar dicotomias históricas entre natureza e sociedade. As ações humanas são partes intrínsecas de modificações na estrutura de populações e na composição e estrutura de comunidades e ecossistemas. O entendimento destas ações tem se beneficiado de abordagens interdisciplinares, enfatizadas nesta linha de pesquisa. Esta linha incorpora também abordagens de diferentes sistemas de conhecimento indígena e tradicional e da ecologia histórica e tem como finalidade investigar e resgatar o conhecimento ecológico local sobre a biodiversidade, colaborando para a construção participativa de diretrizes para o uso, manejo e conservação destes em Unidades de Conservação e fora delas. Tais abordagens são imprescindíveis no contexto atual de emergência climática, crise de extinção de espécies e crises do Antropoceno/Piroceno/Capitaloceno. Esta linha procura também entender os fatores relacionados à conservação, às perdas e ao favorecimento de biodiversidade, sociobiodiversidade e agrobiodiversidade. No contexto do manejo sustentável de populações de espécies e interações ecológicas interespecíficas, há um foco especial na caracterização, conservação, manejo e autoecologia de espécies da biodiversidade brasileira, espécies ameaçadas e espécies invasoras, tanto de ambientes terrestres, aquáticos continentais  e marinho-costeiros. No que tange à ecologia de invasões biológicas, busca-se a compreensão dos mecanismos envolvidos em processos de invasões biológicas por meio da investigação combinada de fatores-chave ao processo, incluindo fatores ecológicos, sociais e políticos, e a avaliação do efeito do manejo de invasões biológicas em comunidades e ecossistemas para a provisão de subsídios para iniciativas de restauração ecológica. Estas abordagens facilitam a aproximação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento sobre a análise de problemas ambientais. Esta linha abrange tópicos como: 

  1. Biologia de espécies exóticas invasoras 
  2. Manejo e governança de invasões biológicas
  3. Ecologia da restauração
  4. Ecologia Histórica
  5. Evolução de Paisagens culturais
  6. Dimensões humanas da biodiversidade
  7. Ecologia Humana
  8. Sistemas de conhecimento ecológico indígena e não indígena 
  9. Conhecimento tradicional e indígena em Sistemas Sócio Ecológicos

Disciplinas

  1. Dimensões humanas da biodiversidade [eletiva, altamente recomendada]
  2. Ecologia de invasões biológicas [eletiva]
  3. Tópicos especiais: Ecologia, História e Arqueologia: abordagens interdisciplinares no estudo de paisagens

Corpo docente

Docentes cuja linha principal de atuação é a linha de Manejo, conservação e dimensões humanas da biodiversidade:

  1. Carolina Levis
  2. Bárbara Segal
  3. Michele de Sá Dechoum
  4. Natália Hanazaki
  5. Nivaldo Peroni
  6. Paulo Antunes Horta Junior
  7. Tatiana Leite

Docentes que atuam na linha de Manejo, conservação e dimensões humanas da biodiversidade de forma secundária:

  1. Cristiano de Campos Nogueira
  2. Eduardo Luís Hettwer Giehl
  3. Marina Hirota
  4. Marta Jussara Cremer
  5. Nei Kavaguichi Leite
  6. Renato Hajenius Aché de Freitas

Histórico das linhas de pesquisa

No ano de 2023, ao completar 15 anos de atuação, em decorrência de incorporação de novos docentes, recomendações oriundas do processo de avaliação do comitê de Biodiversidade e discussões internas ao programa, houve uma transformação mais extensa das linhas de pesquisa, que passaram da organização anterior, que se dava por ecossistemas, para uma nova organização temática e relacionada ainda com os distintos níveis de organização ecológica. Com isso, surgiram as quatro linhas vigentes atualmente e descritas acima.

Até a mudança em 2023, o programa esteve organizado em duas linhas de pesquisa, Ecossistemas Marinhos e Ecossistemas Terrestres, mas anteriormente teve uma terceira linha de pesquisa chamada Ecossistemas de Águas Continentais, que foi posteriormente incorporada dentro da linha de Ecossistemas Terrestres.