Estudo com três autores do PPG Ecologia sobre resiliência da Floresta Amazônica vira capa da Nature

16/02/2024 16:40

Uma abordagem inédita e holística sobre a resiliência da Floresta Amazônica desenvolvida por uma equipe de cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras instituições é destaque na revista Nature, um dos periódicos científicos mais relevantes do mundo. A pesquisa faz uma revisão de dados completa e traça cenários a partir do mapeamento de cinco elementos de stress que afetam a região: o aquecimento global, a chuva anual, a intensidade da sazonalidade das chuvas, a duração da estação seca e o desmatamento acumulado. Além disso, aponta caminhos possíveis para uma mudança de cenário que possa evitar o colapso. A estimativa é de que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% da Amazônia possam chegar a um ponto de não retorno, com transições inesperadas na paisagem.

A pesquisa é liderada pelo cientista Bernardo Monteiro Flores, que faz pós-doutorado em Ecologia na UFSC, com supervisão da professora Marina Hirota, coautora do estudo. Além deles, Catarina Jakovac, do Departamento de Fitotecnia, e Carolina Levis, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, também assinam o artigo, que conta com a autoria de cientistas renomados, incluindo um dos especialistas brasileiro em climatologia mais citados no mundo, Carlos Nobre.

O texto acima foi reproduzido a partir da notícia completa, publicada no site da UFSC e escrito por Amanda Miranda, jornalista da Agecom/UFSC. A notícia completa pode ser lida no link abaixo:

https://noticias.ufsc.br/2024/02/estudo-da-ufsc-na-nature-traz-de-forma-inedita-os-limites-para-se-evitar-colapso-na-amazonia/

O artigo pode ser acessado em https://doi.org/10.1038/s41586-023-06970-0