Prorrogação

Sobre a documentação necessária

O estágio pós-doutoral terá duração de no mínimo três e de no máximo doze meses. Após este período, o estágio pós-doutoral poderá ser prorrogado a critério do colegiado delegado do Programa e mediante parecer do(a) supervisor(a). Para tanto, o(a) pós-doutorando(a) deve providenciar a seguinte documentação:

  1. Relatório das atividades realizadas, assinado pelo(a) pós-doutorando(a) e pelo(a) supervisor(a);
  2. Parecer circunstanciado do supervisor sobre o desempenho do(a) pós-doutorando(a);
  3. Plano de trabalho para o período de prorrogação assinado pelo(a) pós-doutorando(a) e pelo(a) supervisor(a), contendo:
    • O cronograma de execução com a carga horária semanal do estágio e a data de início e de término da prorrogação no formato XX/XX/XXXX.
    • Projeto de pesquisa, que deverá ser o mesmo apresentado no pedido de matrícula (se for um novo projeto de pesquisa, ver as orientações mais abaixo).
    • Atividades desenvolvidas de modo remoto, se houver, com observância do disposto no art. 7º, §§ 2º e 3º da Resolução Normativa de Estágio Pós-Doutoral da UFSC)
  4. Declaração de ciência de que as atividades realizadas não geram vínculo empregatício.
    • Há um modelo da declaração disponível neste link.

** Caso o candidato não tenha apresentado o diploma de doutorado na matrícula, deverá encaminhá-lo junto com a documentação para a prorrogação.

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br

 

Sobre o Plano de Trabalho

Pós-doutorandos(as) no Programa de Pós-Graduação em Ecologia devem apresentar contribuições a pelo menos três das atividades listadas abaixo, e que devem ser informadas no Plano de Trabalho:

  1. disciplina “Ecologia de Campo”;
  2. oferta de disciplinas em “tópicos especiais”;
  3. participação na disciplina “Seminários”, para apresentação dos respectivos projetos de pesquisa;
  4. participação na SAPECO;
  5. participação no Curso de Inverno; e
  6. participação em bancas examinadoras de qualificação e de defesa de trabalhos de conclusão.

Novo projeto de pesquisa

Caso o plano de trabalho para o período de prorrogação seja referente a um novo projeto de pesquisa, será necessário primeiro solicitar a finalização do atual estágio pós-doutoral, entregando-se a documentação necessária, caso o pós-doutorando queira receber o certificado, para, só então, solicitar uma nova matrícula com o novo projeto.

Em casos justificáveis, poderá ser mantida a mesma matrícula e o mesmo número de processo. Entretanto:

  1. não é possível alterar linha de pesquisa;
  2. o sistema só permitirá a emissão de um único certificado, contemplando todo o período do Estágio e, constando apenas o último supervisor.
  3. deverão ser observadas as seguintes particularidades:
    • No parecer circunstanciado do(a) supervisor(a) deverá ser informada a mudança de projeto.
    • Caso haja alteração de supervisor(a), ao invés do parecer circunstanciado do(a) supervisor(a) anterior, deverá ser encaminhada a carta de aceitação do novo(a) supervisor(a).
    • O novo projeto de pesquisa deverá ser registrado no SIGPEX, observando-se o disposto no Art. 13 da Resolução Normativa.

 

Sobre o período de solicitação da prorrogação

Solicitar as prorrogações preferencialmente em tempo de serem analisadas pelo colegiado delegado do programa, evitando o envio durante períodos de recesso escolar e em que se dão as férias da maioria dos docentes. Por exemplo, se a duração do vínculo se encerra em 31/12, enviar o pedido de prorrogação ainda em novembro para apreciação na reunião do colegiado do início de dezembro.